Intercâmbio MVdG em Düsseldorf

  • 19 de Maio de 2017

Os colegas alemães do Movimento Vasco da Gama (MVdG) vão organizar um intercâmbio associado ao Congresso da Sociedade Alemã de Medicina Geral e Familiar (DEGAM), que decorrerá de 18 a 23 de setembro, em Düsseldorf.

Durante os dias 18 e 19 de setembro, os participantes irão acompanhar as atividades num Centro de Saúde em Düsseldorf e/ou arredores. No dia 20 de setembro, em Düsseldorf, haverá um workshop de meio dia sobre os cuidados de saúde primários (CSP) na Europa. Nesta atividade, os participantes serão convidados a partilhar a sua experiência nacional, pelo que serão solicitados a levar uma apresentação (10-15 minutos) já preparada sobre este tema. Os anfitriões irão apresentar a organização dos CSP na Alemanha. Na tarde/noite de 20 de Setembro haverá lugar a um programa social, que incluirá um passeio pela cidade e um encontro com outros internos e jovens médicos de família alemães.

Na manhã de 21 de setembro, os participantes irão assistir ao Encontro do Movimento de Jovens Médicos de Família Alemães (JADE). Entre a tarde do dia 21 de setembro e até 23 de setembro, os participantes irão participar no Congresso da Sociedade Alemã de Medicina Geral e Familiar, sendo a entrada no congresso oferecida pela organização.

O alojamento e gastos de deslocação terão de ser suportados pelos participantes. Para o alojamento, os colegas alemães irão sugerir um local acessível ou reservar um apartamento partilhado entre os participantes.

A comunicação durante as consultas nas unidades de acolhimento e a língua oficial do congresso é alemão, sendo apenas as key note lectures em inglês. Assim, conhecimento moderado a avançado da língua alemã poderá ser útil e será um critério de avaliação das candidaturas.

Os interessados deverão submeter, na candidatura, o seu curriculum vitae e uma carta motivacional, ambos os documentos redigidos em inglês. Só poderão candidatar-se sócios da APMGF com as quotas atualizadas. Os documentos de candidatura atrás mencionados devem ser remetidos para o endereço eletrónico apmgf@apmgf.pt até às 24h00 do dia 4 de junho de 2017.