Consulte o microsite do 34º Encontro Nacional!

  • 16-03-2017 a 18-03-2017

A Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar (APMGF) vai realizar o seu 34º Encontro Nacional no Centro de Congressos do Estoril, entre os dias 16 e 18 de março de 2017. Já fez a sua inscrição? Se ainda não o fez, saiba que pode reservar o seu lugar no microsite do 34º Encontro Nacional, onde poderá também inscrever-se nos diversos workshops disponíveis e recolher toda a informação útil para a sua presença.

 

O programa do evento, cujo lema é "Acolher o Futuro", pode ser aqui consultado na sua versão preliminar. Disponível está igualmente o programa sinótico. Os autores de trabalhos aceites para apresentação durante o 34º Encontro Nacional de MGF podem consultar a informação essencial sobre apresentação de comunicações livres e posters.

 

Como vem sendo habitual nos eventos da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar (APMGF), o 34º Encontro Nacional terá uma oferta muito significativa de workshops. Realce, desde logo, para as muitas propostas oriundas dos grupos de estudos da APMGF. Comecemos pelo Grupo de Estudos de Bioética e Ética Médica, que concretizará o workshop “Os pedidos desapropriados pelo paciente em Medicina Geral e Familiar”, com dinamização a cargo de José Augusto Simões, Isabel Santos e Pedro Augusto Simões. Vera Pires da Silva, do Grupo de Estudos da Saúde da Mulher, dinamizará a sessão “Disfunções e reabilitação do pavimento pélvico da mulher”, em conjunto com Isabel Pereira, André Ladeira e Inês Mendes Ribeiro, os três oriundos da especialidade de Medicina Física e de Reabilitação. O recentemente revitalizado Grupo de Estudos de Cuidados Paliativos da APMGF propõe a ação “Reconhecer o fim de vida”, com dinamização de Carla Lopes Mota, Marta Guedes e Sara Martins. Oportunidade para  reconhecer de forma precoce os doentes que requerem intervenção paliativa.

 
Por outro lado, o Grupo de Estudos da Diabetes prepara o workshop “Os novos desafios para a melhor consequência em saúde”, orientado pelos médicos de família Ângela Santos Neves, Inês Rosendo, José Augusto Simões e Luiz Miguel Santiago.
No caso do Grupo de Estudos de Medicina Centrada na Pessoa (MCP), este levará por diante a formação “Diabetes Centrada na Pessoa”. Neste workshop ocorrerá a dramatização de dois tipos de consulta e após interação teórico-prática, os participantes são convidados a, em trabalhos de grupo a serem depois discutidos, elaborar sobre as consequências do método em indicadores específicos da diabetes e noutros que permitam medir quer o resultado, quer a consequência do exercício da MCP. Já no que respeita ao Grupo de Estudos de Saúde Infantil da APMGF, as atenções estarão concentradas no workshop “Avaliação do neurodesenvolvimento infantil”, dinamizado por Natacha Murinello, Sónia Martins e Hélder Aguiar. No espectro etário inverso, saliente-se o workshop projetado pelo Grupo de Estudos de Saúde do Idoso/Geriatria, que aflorará os “Princípios de prescrição farmacológica no idoso”, com a participação de Ana Filipa Vilaça, Ana Margarida Vieira, Ana Filipa Pimentel, Cristina Galvão e Saul Costa. O Grupo de Estudos de Doenças Respiratórias (GRESP) também estará presente no Estoril, com um workshop sobre “Vacinas e Imunomodeladores do Sistema Respiratório”.
 
“Exercício Físico: excelente aliado na menopausa e cancro da mama”, é a proposta do Grupo de Estudos de Nutrição e Exercício Físico da APMGF. No âmbito deste workshop os participantes terão a oportunidade de desenvolver um programa de exercícios individualizados para as mulheres menopáusicas e conhecer melhor o «Mama Help», um centro diversificado de recursos que contribui para melhoria da qualidade de vida das doentes com cancro da mama, inclusive através da definição de esquemas de exercício adaptados às suas condicionantes.
 
Embora não desenhada por um grupo de estudos da APMGF, a ação formativa “Qualidade em MGF – como identificar problemas”, promete despertar o interesse de internos e especialistas preocupados com a questão da qualidade em saúde e terá como dinamizadores David Rodrigues, representante nacional da APMGF na European Society for Quality and Safety in Family Practice (EQuiP) e membro do Departamento de Qualidade da APMGF, bem como Daniel Pinto (MF, investigador e coordenador do Internato de MGF na ARSLVT) e Paulo Faria de Sousa (USF AlphaMouro).
 
Fruto da boa relação da APMGF com outras organizações médicas também será possível encontrar durante o 34º Encontro Nacional ofertas de formação centradas em áreas clínicas específicas. Assim, realizar-se-á um workshop sobre “Alterações de provas hepáticas”, coordenado por Rui Tato Marinho (vice-presidente da Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia – SPG).
A “Referenciação de Doentes para Centros de Mama/Unidades Hospitalares de Patologia Mamária” também será alvo de um workshop, dinamizado por José Luis Fougo (cirurgião geral/oncológico e diretor do Centro de Mama do Centro Hospitalar de São João – Porto).
 
Já o workshop "A patologia oral na consulta de MGF" pretende promover uma atualização de conhecimentos em saúde oral, dotando a MGF de informação para que na sua consulta promova uma literacia para a saúde baseada nas mais recentes evidências. O dinamizador da formação será José Frias Bulhosa (médico dentista do ACeS Baixo Vouga) e os formadores Sofia Arantes de Oliveira (odontopediatra e membro do Conselho Diretivo da Ordem dos Médicos Dentistas) e Filipe Freitas (médico dentista no Instituto de Implantologia e assistente convidado do Departamento de Cirurgia e Medicina Oral da Faculdade de Medicina Dentária da Universidade de Lisboa).
 
É importante frisar que todas estas ações de formação implicam inscrição prévia face ao número limitado de participantes. Por isso, não perca tempo e reserve o seu lugar através da plataforma de inscrições do 34º Encontro Nacional.