Notícias

mais notícias
  1. 35 anos do SNS

    Paulo Macedo defende acordo de sustentabilidade

    “Deve haver um acordo explícito no sentido de assegurar às próximas gerações a sustentabilidade do Serviço Nacional de Saúde, que considero tão importante como a Segurança Social”, declarou ao nosso portal o ministro da Saúde, Paulo Macedo, à margem das ...

    Ler mais
  2. Questionário à escala europeia comprova:

    Portugueses exibem baixos níveis de literacia em Saúde

    De acordo com resultados preliminares do Questionário Europeu de Literacia em Saúde, realizado em Portugal no âmbito do projeto “Saúde que Conta”, da Escola Nacional de Saúde Pública, cerca de 38% dos portugueses relatam dificuldades em avaliar as vantagens e desvantagens das ...

    Ler mais
  3. Edição de Outono da Escola de Medicina Familiar

    Curso Cuidados Paliativos visa dar “a formação básica que todos os MF devem possuir”

    O curso Cuidados Paliativos é uma das sete ações de formação programadas para a edição de Outono da Escola de Medicina Familiar, promovida pela Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar, entre 19 e 22 de novembro, em Peniche. Cristina Galvão (coordenadora ...

    Ler mais

Eventos

13º Encontro Nacional de Internos e Jovens MF - Temas clínicos vão estar na ordem do dia!

24 de Outubro de 2014 25-10-2014

A Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril vai ser, entre 24 e 25 de outubro, o palco para o evento nacional major que reúne internos de Medicina Geral e Familiar (MGF) e jovens médicos de família de todo o país (aos quais se juntam também muitos internos do ano comum e estudantes de Medicina), à imagem do que acontece todos os anos no último quadrimestre.

De realçar que o 13º Encontro Nacional de Internos e Jovens Médicos de Família está a ser organizado numa nova perspetiva, mais centrada na dimensão científica. Este ano, contrariamente ao que tem acontecido nas edições anteriores, a Comissão Organizadora e Científica - constituída por Henrique Correia, Miguel Pereira, Paula Oliveira, Paulo Faria de Sousa, Susana Medeiros, Teresa Pascoal e Vítor Cardoso - vai não só debruçar-se nos aspetos sócio-profissionais, mas também apostar num programa técnico-científico, com uma sólida componente vocacionada para a prática clínica.

O novo formato com que se vai desenhar este Encontro permitirá uma participação mais ativa de todos os inscritos, com espaço para comunicações orais, vários workshop, debates, tertúlias e conferências.

Não serão abandonadas as questões relativas ao internato, dando continuidade a discussões e trabalhos iniciados em edições anteriores do Encontro.

Em formato de workshop e de debate serão abordados temas como “Declarações do dia a dia”, “Deontologia Médica – questões frequentes, questões ignoradas”, “Medicina Narrativa – estabelecer pontos para empatia com doentes difíceis”, “Prevenir o burnout no interno e no jovem médico de família”, “Vacinas extra-plano”, “Disfunção sexual”, “Interpretação de espirometrias”, “Síndrome de dor miofascial”, “Riscos e benefícios dos novos anticoagulantes orais”, “Abordagem de úlceras dos membros inferiores”, “Erro médico – como detetar, prevenir e melhorar” e “Métodos de avaliação em MGF – o que está validado e o que é realizado”.

Aqui ficam os valores de inscrição para o evento. Em breve, ficará também disponível a plataforma on-line que permitirá formalizar o seu registo de participação.
 

Ler mais
publicidade