Notícias

mais notícias
  1. APMGF reúne-se com ministro da Saúde:

    Tutela reitera investimento nos CSP

    Uma delegação constituída pelo presidente da APMGF, Rui Nogueira, pelo vice-presidente (Jorge Brandão) e pelo secretário da direção (Nuno Jacinto) reuniu-se hoje (4 de fevereiro) com o ministro da Saúde e e com o coordenador para a reforma do SNS na área dos cuidados de ...

    Ler mais
  2. Prémio Hippokrates 2015 para melhor intercâmbio:

    Cristiano Figueiredo distinguido pelo MVdG

    O médico português Cristiano Figueiredo foi selecionado pelo Movimento Vasco da Gama (MVdG) para receber o Prémio Hippokrates 2015 pelo melhor intercâmbio em Medicina Geral e Familiar (MGF) realizado no ano transato. Em causa, um intercâmbio concretizado por Cristiano Figueiredo no Reino Unido. O ...

    Ler mais
  3. Em 2016

    GRESP vai lançar três prémios de investigação

    Na sessão de encerramento das 3ªs Jornadas, o coordenador do GRESP, Rui Costa, avançou que este grupo de estudos da APMGF vai lançar, este ano, três prémios de investigação. O primeiro resulta de uma parceria GRESP/APMGF/TEVA e visa premiar o melhor trabalho de investigação ...

    Ler mais

Eventos

33º Encontro Nacional - Valores de inscrição preferenciais terminam a 7 de fevereiro!!

03 de Março de 2016 05-03-2016

Os valores de inscrição preferenciais para o 33º Encontro Nacional só estarão em vigor até ao próximo dia 7 de fevereiro, pelo que deverá apressar-se a concretizar a sua inscrição, através da plataforma on-line criada para o efeito.
 
Já estão confirmadas várias personalidades de relevo que irão participar no 33º Encontro Nacional da APMGF. Assim, o Diretor-Geral da Saúde, Francisco George, fará parte da sessão "Globalização Digital da Saúde - possibilidades e riscos", a organizar no dia 4 de março, pelas 16h00. Na mesma sessão será possível contar com os aportes do Prof. Luís Lapão.
 
Na mesa "Contratualizar em CSP - negociação ou imposição?", programada para as 11h00 do dia 4 de março, tomará parte o presidente da USF-AN, João Rodrigues.
 
Numa sessão subordinada ao tema da Cobertura Universal de Saúde, estará o vice-presidente da ARSLVT, Luís Pisco, enquanto a sessão "Lista de Utentes - que limites?" contará com os contributos da Prof.ª Paula Santana e do Dr. Daniel Pinto.
 
Marta Temido, a nova presidente do conselho diretivo da ACSS, trará, com certeza, à sessão "Gestão de Recursos Humanos em Saúde" uma visão privilegiada sobre o tema e dados importantes sobre como pretende atuar a entidade que dirige na gestão otimizada dos ativos do SNS. Marque na sua agenda: será a 4 de março, pelas 14h00.
 
Haverá também lugar para um debate intitulado "Sistemas de Informação - por que não gostam de mim?" (5 de março - 09h00), para o qual está confirmada a presença de Maria José Ribas (presidente do conselho clínico do ACES Porto Ocidental). Destaque, ainda, para a mesa "Qualidade em MGF", onde pontuará a intervenção do Dr. David Rodrigues, representante nacional na rede europeia para a qualidade e segurança do doente em cuidados de saúde primários, EQuiP.
 
No que respeita aos temas clínicos, serão muitos e variados os tópicos na berlinda. O tratamento do carcinoma da próstata será aflorado pelo Prof. Arnaldo Figueiredo. As vacinas em idade pedriática serão analisadas em worshop próprio, coordenado pela presidente da Sociedade Portuguesa de Pediatria, Prof.ª Teresa Bandeira. Por outro lado, os cuidados paliativos pediátricos serão alvo de um workshop com a Dr.ª Susana Corte Real.
 
Como é tradição no EN, o Prof. António Vaz Carneiro virá até ao Estoril para partilhar com os colegas da MGF as 8 mais significativas evidências clínicas que resultaram de dados publicados em 2015.
 
É importante referenciar que o Sr. Ministro da Saúde, Dr. Adalberto Campos Fernandes, já confirmou a sua presença na cerimónia de abertura do 33º EN.
 
O 33º Encontro Nacional (EN) de Medicina Geral e Familiar decorrerá entre 3 e 5 de março de 2016, no Centro de Congressos do Estoril. Trata-se de um dos grandes eventos anuais promovidos pela Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar. O lema do EN será "MGF 20-20: Um futuro, uma odisseia...". A APMGF convida, assim, todos a refletirem sobre os desafios e as oportunidades para a especialidade de Medicina Geral e Familiar, para o sistema de saúde português e para o bem-estar das populações num horizonte que à primeira vista parece longínquo, mas que na verdade está ao virar da esquina: 2020. Porque é sensato, pertinente e necessário pensar o futuro, antes que ele aconteça.
 
 
Entretanto, está já disponível para consulta e download a versão resumida do programa para pedido de dispensa de serviço e os autores cujos pósteres tenham sido aceites para apresentação devem cumprir as regras definidas neste documento de orientação.
 
 

Ler mais
parcerias