Notícias

mais notícias
  1. Para distinguir médicos de família que se mantêm atualizados:

    Plataforma para obtenção de Diploma de Mérito e Diploma de Atualização APMGF já está ativa!

    Já está acessível on-line, através do site da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar (APMGF), a plataforma para acesso ao Diploma de Mérito e ao Diploma de Atualização da APMGF, destinado a especialistas em Medicina Geral e Familiar (MGF) que sejam simultaneamente ...

    Ler mais
  2. Debate a não perder durante o 34º Encontro Nacional:

    O presente e o futuro dos cuidados paliativos em Portugal

    Os cuidados paliativos têm sido matéria de legislação e reorganização nos últimos anos, com o intuito de promover a prestação de cuidados específicos e adequados a pessoas com doença avançada e às suas famílias. Surge, portanto, num momento ...

    Ler mais
  3. Para melhor conhecimento de todos os médicos de família:

    Iniciativa «Valve For Life» será apresentada no 34º EN

    A iniciativa «Valve For Life» será dada a conhecer aos médicos de família portugueses durante o 34º Encontro Nacional, através de uma sessão dedicada ao projeto. A iniciativa foi lançada na Europa em meados de 2015 e tem como missão melhorar a utilização de ...

    Ler mais

Eventos

34º Encontro Nacional de MGF - Daniel Soranz será o conferencista inaugural!

16 de Março de 2017 18-03-2017

A Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar (APMGF) vai realizar o seu 34º Encontro Nacional no Centro de Congressos do Estoril, entre os dias 16 e 18 de março de 2017. Poderá reservar a sua presença neste evento através da plataforma on-line de inscrições.

O programa do evento, cujo lema é "Acolher o Futuro", pode ser aqui consultado na sua versão preliminar.

A conferência inaugural do evento será proferida no dia 17 de março por Daniel Soranz (líder cessante da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro - Brasil), que abordará como tema a evolução de um sistema de saúde baseado em cuidados de saúde primários.

Daniel Soranz foi secretário Municipal de Saúde do Rio de Janeiro e, anteriormente, subsecretário de Atenção Primária, Vigilância e Promoção da Saúde da Secretaria Municipal de Saúde do Rio. Foi também o responsável pela implantação das clínicas da família na cidade do Rio de Janeiro, um projeto pioneiro naquele país e reconhecido como uma das maiores expansões de saúde do mundo, que permitiu incorporar mais de 2 milhões de pessoas no sistema de saúde, com a ampliação da cobertura de 3,5% para 45% da população. Médico de Saúde Pública, é professor e investigador da Fundação Oswaldo Cruz. É igualmente mestre em Políticas Públicas de Saúde/Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública e especialista em Medicina da Família e Comunidade pela Associação Médica Brasileira.

Vários dos debates e conferências centrais do 34º Encontro Nacional também já estão confirmados. Assim, será realizado logo após a conferência de abertura um debate focado na nova métrica desejada para o cálculo das listas de utentes dos médicos de família. Ainda a 17 de março, destaque para os debates sobre o enquadramento do novo modelo de cuidados de saúde primários em Portugal e sobre a temática da violência doméstica, bem como para uma conferência relacionada com um tópico bem atual: a prevenção quaternária. Para 18 de março está agendada uma sessão de particular interesse para todos os especialistas, recém-especialistas e internos da especialidade: será discutido o enquadramento da carreira médica nos vários modelos de exercício.

A oferta ao nível dos workshop será significativa e diversificada. Realce, desde logo, para as muitas propostas oriundas dos grupos de estudos da APMGF. O Grupo de Estudo de Bioética e Ética Médica, por exemplo, concretizará o workshop “Os pedidos desapropriados pelo paciente em Medicina Geral e Familiar”, enquanto o Grupo de Estudos da Saúde da Mulher organizará a sessão “Disfunções e reabilitação do pavimento pélvico da mulher”. Já o Grupo de Estudos da Diabetes está a preparar o workshop “Os novos desafio para a melhor consequência em saúde” e o Grupo de Estudos de Medicina Centrada na Pessoa levará por diante a proposta “Diabetes Centrada na Pessoa”. No que respeita ao Grupo de Estudos de Saúde Infantil da APMGF, as atenções estarão concentradas no workshop “Avaliação do neurodesenvolvimento infantil”. No espectro etário inverso, saliente-se o workshop projetado pelo Grupo de Estudos de Saúde do Idoso/Geriatria, que aflorará os “Princípios de prescrição farmacológica no idoso”. O Grupo de Estudos de Doenças Respiratórias (GRESP) também estará presente, com pelo menos um workshop a definir. Por último, refira-se também a ação formativa “Qualidade em MGF - como identificar problemas”, que terá entre os seus dinamizadores David Rodrigues, representante nacional da APMGF na European Society for Quality and Safety in Family Practice (EQuiP).

Todas estas ações de formação decorrerão no dia 16 de março e implicam inscrição prévia face ao número limitado de participantes. Por isso, não perca tempo e reserve o seu lugar através da plataforma de inscrições do 34º Encontro Nacional.

Entretanto, é de salientar o facto de os novos internos sócios da APMGF beneficiarem de uma inscrição especial de boas-vindas, com um valor preferencial indicado na tabela de preços em anexo. Os colegas podem formalizar a proposta de adesão à APMGF mesmo antes de ingressarem no internato de MGF e, desta forma, aproveitarem a inscrição no 1º prazo.

 

Ler mais
parcerias