Prémios foram entregues no final dos trabalhos:

Grande mérito científico no 34º Encontro Nacional

  • 18 de Março de 2017

Como é tradicional, foram entregues na cerimónia de encerramento do 34º Encontro Nacional de MGF os prémios aos melhores trabalhos, de entre um lote de aproximadamente 400 propostas aceites para apresentação.

Assim, ao nível das comunicações orais e na categoria de Temas de Revisão, o prémio foi entregue a Rita Brochado, António Branco, Inês Lima e Madalena Rapazote (USF Monte da Lua), pela comunicação “Haverá vantagem na substituição de açucáres por adoçantes não calóricos? – Revisão Baseada na Evidência”. O júri atribuiu ainda duas menções honrosas, a “Qual a evidência do uso de macrólidos na terapêutica da asma?”, de Ana Rita Magalhães (USF Topázio), Joana Montenegro Penetra (USF Topázio), Ana Sofia Martins (USF Briosa) e José Eduardo Mendes (USF Mondego) e e a “Suplementação de ferro nos lactentes de termo saudáveis a partir dos 6 meses de vida – Revisão Baseada na Evidência”, de Tatiana Clemêncio, Eliana Bonifácio, João Baptista, Sofia Madanelo, Cátia Quina Pires (todos da USF Santa Joana) e Filipe Pereira (USF Costa de Prata).

Na categoria de Relato de Caso, as autoras Diana Rato, Isa Garcia e Marina Cardoso (UCSP Figueira da Foz) foram distinguidas pelo trabalho “A coragem de cuidar”, com o júri a entregar também duas menções honrosas, à comunicação “A complexidade da doença na família e nos serviços de saúde”, de Natalina Rodrigues, Cristina Serra e Miguel Pereira (USF Mondego) e à comunicação “Um desfecho maligno de escorrência mamilar”, de Soraia Alves Dantas e Marta Ferreira (USF Nova Via).

O trabalho “Projeto «Rua com Saúde»”, da autoria de Inês Venâncio (USF Oriente), Rui Neto Fernandes (UCSP Moscavide), Carina Afonso (USF Artemisa), Bruno Pinto (USF ARS Medica), Rita Pocinho e Hugo Martins (Centro Hospitalar Lisboa Central - Hospital de São José) foi o vencedor na categoria de Relato de Prática, tendo o júri decido atribuir em paralelo uma menção honrosa a “Cuidando do Cuidador”, de Márcia Soares, Joana Rodrigues, Isa Maria Cruz e Lourdes Munoz-Hidalgo (USF Cruz de Celas).

Já o prémio na categoria de Investigação foi para “Atividades curriculares pós-laboratoriais em MGF: Quanto tempo a mais?”, de Luís Pinho Costa, Elizabete Castro, Sónia Moreira, Inês Souto, Catarina Nogueira e Ana Almeida (USF Fânzeres). No que respeita à categoria de Avaliação e Melhoria Contínua da qualidade, o júri considerou como merecedor de prémio o trabalho “Estudo TACQUAL – Avaliação e melhoria contínua da qualidade da requisição da TC da coluna lombar”, dos autores Ana Miranda, Ana Raquel Marques, Ângela Neves, Helena Martins, Joana Tavares, Nuno Amândio, Raquel Barradas e Rita Lopes (médicos da USF Lagoa, UCSP São Mamede, USF Progresso e USF Maresia - ULS Matosinhos). Uma menção honrosa nesta categoria foi atribuída a “Ciclo de melhoria de qualidade para aumentar a taxa de registo de alergias medicamentosas”, de Vanessa Mendes, Mónica Martins, Simón Olivença, Catarina Viegas Dias, Catarina Mariano Leal, Ana Carlota Dias e Liliana Castanheira (USF Dafundo).

No que concerne aos pósteres, destaque na categoria de Revisão de Temas para o prémio entregue a “Hipericão no tratamento da depressão: qual a evidência?”, da autoria de Raquel Medeiros, Filipa Rebelo, Filipe Santos Estrela, Maria Teresa Albergaria e Vanessa Aguiar (Unidade de Saúde Ilha de São Miguel). Por seu turno, na categoria de Relato de Caso brilhou o trabalho de Ana Lima Duarte, Liliana Ferreira e Maria Conceição Félix Machado (USF S. Domingos de Gusmão), intitulado “A transmissão de más notícias em MGF – A propósito de um caso de neoplasia do pulmão”.

Para os autores Marta Lopes, Francisca Topa, Catarina Possidónio, Melinda Pereira e Inês Encarnação (USF Carnide Quer) foi o prémio de melhor póster na categoria de Relato de Prática, graças ao trabalho “Monitorização ambulatória da pressão arterial na USF Carnide Quer”. No âmbito da categoria de Investigação, o júri premiou o trabalho “Metformina ajustada à função renal em diabéticos idosos”, de Cátia Nunes (USF Condeixa), Carla Silva (USF Condeixa) e Ana Ventura Silva (USF Fernando Namora).

De referir ainda que na categoria de Avaliação e Melhoria Contínua da Qualidade, o júri optou por não entregar qualquer prémio aos pósteres exibidos durante o 34º Encontro Nacional.