Dia Mundial do Médico de Família 2017:

Inscreva o seu grupo e vamos despertar consciências!

  • 21 de Abril de 2017

O Dia Mundial do Médico de Família comemora-se a 19 de maio próximo e a Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar (APMGF), como é seu apanágio, pretende em parceria com todos os médicos de família e internos da especialidade celebrar a data e despertar consciências um pouco por todo o país.

Estão, neste momento, a ser ultimados os preparativos para a comemoração do Dia Mundial do Médico de Família, com base nas inscrições recebidas na plataforma pelo que é de toda a conveniência os grupos interessados fazerem a sua inscrição na plataforma aqui. Até ao final da próxima semana os coordenadores de cada grupo inscrito receberão todo o material alusivo às comemorações (t-shirts, balões, bonés, autocolantes, etc.).

Os diversos grupos podem desenvolver as atividades que entenderem (palestras, ateliers de pintura/artes/trabalhos manuais, clubes de leitura, aulas ao ar livre, práticas desportivas, por exemplo), mas tendo sempre em conta o tema “Vencer o Sedentarismo... Adeus Depressão!”. Como em anos anteriores, a imaginação é o vosso limite, no que respeita à criação de iniciativas que possam contribuir para melhorar o conhecimento das populações sobre a depressão e o sedentarismo.

Já as cerimónias oficiais comemorativas projetadas pela APMGF vão este ano concentrar-se na Madeira. O programa está atualmente a ser delineado, sendo possível já confirmar que pelas 18h00 do dia 19 de maio se realizará uma sessão solene no Auditório da Reitoria da Universidade da Madeira, para a qual todos os médicos de família estão convidados.

Em 2017, a organização que representa os médicos de família a nível mundial, a WONCA, decidiu adotar como tema-chave para a efeméride a depressão, um problema de saúde grave, já enfatizado durante o Dia Mundial da Saúde pela OMS, que exerce um peso cada vez maior nas sociedades ditas desenvolvidas e em todos os grupos etários. Em Portugal, a APMGF está a desenhar as comemorações com esta causa em mente, associada a outro desafio de saúde pública que urge superar: o sedentarismo. Aliás, um e outro problema convivem muitas vezes na mesma pessoa ou família, pelo que faz todo o sentido “abanar” os portugueses e ajudá-los a encontrar um futuro mais saudável, colorido e ativo. Deste modo, o tema eleito para o Dia Mundial do Médico de Família 2017 é “Vencer o Sedentarismo... Adeus Depressão!”.

Para que as comemorações possam ter um impacto significativo na opinião pública portuguesa – e para que possamos mostrar a força da nossa especialidade – é imperativo contarmos com o apoio e o entusiasmo de todos os colegas, nas suas unidades de saúde, nas ruas, espaços públicos e outros locais escolhidos localmente para as cerebrações pelos grupos que se venham a constituir.